terça-feira, 21 de maio de 2013

Divulgação do Banco Itapoã na quadra 378, do Del Lago


No sábado, 18/5, foi a vez da casa dos companheir@s Carlos e Priscila receber a reunião por quadra do Banco Itapoã. A ideia de reunir vizinhos e amigos, pra um “bate-papo com cafezinho e bolo”, tem o objetivo de divulgar os valores e fundamentos do Banco Comunitário de Desenvolvimento de maneira informal e aconchegante. “As pessoas ficam mais à vontade pra falar entre conhecidos, entre pessoas que se veem todo dia”, diz Carlos Jocenildo, do Banco Itapoã e membro da Prefeitura Comunitária da quadra 378. “Isso também é bom porque a gente consegue fazer chegar a ideia do Banco às lideranças comunitárias locais”, reforça Priscila Freire, também da Prefeitura e dona da casa.


A reunião contou com a presença de 18 pessoas, e mais a criançada, que animou a atividade. O Sr. Elídio, único que tinha poço artesiano quando a quadra começou, e costumava dar água pros vizinhos, disse já conhecer a experiência do Banco Estrutural, no DF, dando vários exemplos de como o Banco Estrutural ajuda a comunidade. “A coisa aqui vai melhorar, se o comandante desse banco for persistente...”, disse ele. Quando ouviu que o “comandante” devia ser ele também, surpreendeu-se, e foi o mote pra explicarmos sobre o Fórum de Desenvolvimento Local, espaço fundamental para o sucesso de um Banco Comunitário.

Carlos Jocenildo, do Banco Itapoã, iniciando a reunião
A irmã Necilene, coordenadora da Pastoral da Criança, animou-se com o potencial que o Banco tem para desenvolver a comunidade, com parcerias e apoio aos fatores mobilizados, como a própria Pastoral. Em demonstração bem-humorada de engajamento à ideia, brincou: “nunca pensei que eu ia virar banqueira!”.
A vizinha Juranda viu com alegria a possibilidade de
o Fórum de Desenvolvimento Local cobrar dos comerciantes o oferecimento de ingredientes que atualmente ela tem que ir buscar em Taguatinga para produzir seus bombons finos.

A companheira Sheila, prefeita comunitária da quadra e coordenadora da Horta Comunitária do Itapoã, exemplificou a conquista da vinda dos Correios para a 378 como resultado da organização e ação coletivas, e defendeu que todos participem do Fórum de Desenvolvimento Local, como garantia do sucesso do Banco Itapoã.
Vizinha Marilan, mostrando um exemplo de moeda social
Foi levantada a questão da conveniência de a moeda social, a Atitude, poder ser empregada para compra de bebidas e cigarro: uma questão interessante a ser resolvida pela própria comunidade no Fórum de Desenvolvimento.

Tratou-se também da possibilidade de o Banco não só apoiar os empreendedores já existentes, mas também impulsionar a organização de grupos produtivos autogestionários, conforme a demanda local de produtos e serviços. A dona Izete, mãe da Kaiane, que ajudou a fazer um bolo de chocolate pra reunião, afirmou conhecer bem como é essa organização cooperativada, associada, em que todos tem o mesmo direito.

Conforme a reunião transcorria, e principalmente ao final, percebemos que a “reunião comunitária” acabou se transformando em uma bela confraternização entre os vizinhos, incluindo-se os filh@s adolescentes e crianças.
E assim avança o Banco Itapoã, que vai possibilitar um desenvolvimento social e econômico com a cara e a voz dos moradores!

Foto pra posteridade, que será cada vez melhor com o Banco Itapoã

Um comentário:

  1. Quero agradecer a todos que atenderam ao convite do café na minha casa, para uma breve explicação sobre o Banco Comunitário do Itapoã. Projeto esse que vem para fortalecer a nossa comunidade, juntos vamos fortalecer cada vez mais essa grande cidade.

    ResponderExcluir