terça-feira, 23 de outubro de 2012

Banco Itapoã se apresenta aos alunos do EJA do Zilda Arns


O Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns fez novamente juz ao título de Escola Aberta! Aberta à comunidade e aos movimentos populares! No último dia 4 de outubro, a CMP esteve presente, com o Conselho Gestor do Banco Comunitário Itapoã, em atividade que contou com a presença de 60 alunos da Educação de Jovens e Adultos.


Concentração do Conselho Gestor, no pátio da escola

A companheira Zélia, agente de crédito do Banco Comunitário, e coordenadora do grupo Maria Flor, filiado à CMP, apresentou a pauta da atividade para os estudantes, que consistia na apresentação do significado e objetivos de um Banco Comunitário de Desenvolvimento, e a coleta de votos para definição do nome a temas da arte da moeda local.

A companheira Neuza, do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), e também agente de crédito do Banco Itapoã, explicou como funciona a moeda local, que vai circular só na cidade do Itapoã.

Demais integrantes do Conselho Gestor, as companheiras Socorro, da CMP, Milena, da Associação Sabedoria Milenar do Idoso, e Cristiane, da Associação Recicla+Brasil, bem como Rodrigo e Marcelo, da CMP, coordenaram o processo de coleta de votos.

Zélia, Neuza e Rodrigo, do Conselho Gestor do Banco, já conversando com o público.


O interesse dos presentes foi ao encontro do que queremos que seja o Banco Itapoã, já que vieram à tona, além de dúvidas em relação ao Banco e à moeda local, problemas outros, ligados direta ou indiretamente à organização da economia local. O Banco Comunitário tem como principal função a de ser um ponto de encontro da população, reverberação de inquietudes e concentração de vontades para solucioná-las, individualmente, mas principalmente de maneira coletiva, social, que é como se resolve a maior parte dos problemas.
Frente às dúvidas referentes ao engajamento dos comerciantes, a companheira Zamita, da Associação de Artistas do Paranoá e Itapoã, reforçou que já estamos em conversações com a Associação Comercial do Itapoã.

Em geral, as pessoas se interessaram, e algumas dizem já conhecer a experiência. Há muitos moradores de origem nordestina, e o Nordeste é a região que mais tem Banco Comunitários no país.
Ficou acertado um retorno ao Zilda Arns para repetir a dose com as demais turmas da Educação de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário